A 33.ª Misericórdia mais antiga do país assinalou, no sábado, 506 anos de existência. A Santa Casa da Misericórdia de Penafiel é hoje uma casa “moderna, actual e virada para o futuro”, garante nota de imprensa.
A instituição conta com 150 funcionários, 110 utentes seniores e um Serviço de Apoio Domiciliário que atende perto de meia centena de utentes. 80 a 90 refeições são diariamente servidas pela Cantina Social da instituição e, na área da infância, são perto de 140 crianças a frequentar as suas valências, com um total de 600 refeições servidas diariamente. Na vertente do RSI dá apoio a cerca de 230 famílias (635 beneficiários abrangidos), em 13 freguesias do concelho.
O Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, presidiu às comemorações. Depois de uma visita ao Museu de Arte Sacra, seguiu-se a Eucaristia numa Igreja da Misericórdia lotada.
Seguiu-se um jantar num dos Salões Polivalentes da Santa Casa, com cerca de 200 pessoas. A sessão contou com uma homenagem à médica Adelaide Galhardo que, ao fim de quase 50 anos, deixou de prestar serviço na Santa Casa.