O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vai estar em Valongo esta terça-feira.
Pelas 15h30, o governante visita as obras de requalificação da Escola Secundária de Ermesinde. Recorde-se que a primeira fase da empreitada de reformulação e modernização das instalações da Escola Básica e Secundária de Ermesinde, que conta com 1.500 alunos, arrancou em Outubro do ano passado. Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Valongo lembra que o custo é de 3,1 milhões de euros, sendo o investimento comparticipado em 85% por fundos comunitários e o remanescente financiado pelo Governo (7,5%) e pelo município de Valongo (outros 7,5%).
Uma hora mais tarde, Tiago Brandão Rodrigues e o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, inauguram oficialmente o Centro de Cidadania Digital do Concelho de Valongo.
“Também localizado em Ermesinde, no Edifício Dr. Faria Sampaio, o Centro de Cidadania Digital de Valongo é um espaço de inovação social aberto a toda a comunidade, inclusive aos jovens que já não estudam, mas também não trabalham. Está tecnologicamente equipado e preparado para receber todos os cidadãos que queiram participar de forma activa na resolução de desafios relacionados com emprego; inclusão social e digital; democracia participativa, com a dinamização do concelho, entre outros”, adianta nota de imprensa da autarquia.
Segundo a mesma fonte, o projecto resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Valongo com o CDI Portugal – ONG de inclusão social e inovação digital, que disponibilizará ferramentas digitais a todos os cidadãos, de forma gratuita, como meio para aproximar a comunidade da participação nas políticas públicas e na resolução de problemas identificados pelos mesmos.