José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, esteve, esta manhã, na EB 2/3 de Paço de Sousa, em Penafiel, onde participou na conferência “49.º aniversário das comemorações do 25 de Abril”.
O governante falou para alunos do 8.º e 9.º ano, numa iniciativa organizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas do estabelecimento de ensino, em que marcaram presença várias entidades, como o vereador da Educação da Câmara de Penafiel.
“A convite da Escola EB 2/3 de Paço de Sousa, esta manhã, pude falar com os jovens alunos sobre o 25 de Abril e o seu significado para os Direitos, Liberdades e Garantias dos cidadãos”, descreveu o governante nas redes sociais.
“Falei-lhes sobre o modo como Portugal foi capaz de compatibilizar as suas responsabilidades atlânticas (NATO) com a entrada na CEE, a participação activa no projecto europeu e como a consolidação dos valores democráticos permitiu evoluir nas condições do seu desenvolvimento social, cultural, económico e político. Como gostava de dizer Mário Soares, o modo como Portugal progrediu no plano moral e material”, refere a publicação.
José Luís Carneiro avançou que fez “ainda questão de sublinhar alguns indicadores sobre o acesso a melhores condições de vida” no país, como “por exemplo, que em 1975, por cada 1000 crianças até ao um ano de vida, morriam 39. Em 2016, morriam três” ou que “a esperança média de vida, com os 68,4 em 1975 e os 80,2 em 2015”.
“Foi uma manhã que permitiu reflectir, junto das novas gerações, sobre a importância do 25 de Abril e sobre o significado da liberdade para aqueles que só conheceram Portugal como um país livre”, resumiu o ministro.