O Ministro da Educação considerou, hoje, Lousada, como “um concelho de referência no que se refere à Educação” e elogiou o trabalho “sólido” a nível pedagógico realizado pela comunidade escolar coadjuvado pela Câmara Municipal.

Segundo a autarquia lousadense, Tiago Brandão Rodrigues visitou a Escola Básica de Cristelos, onde conversou com os mais novos e assistiu à apresentação de canções e de teatralizações alusivas à época natalícia.

Além disso, o governante presidiu à assinatura de acordos de colaboração para a realização de obras de beneficiação em quatro escolas do concelho. As obras rondam os 1,43 milhões de euros e são comparticipadas em 85% por verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Educação tem sido prioridade, diz presidente da câmara

Pedro Machado destacou que a “Câmara de Lousada, há vários anos, elegeu a educação como um dos pilares fundamentais de intervenção”. “Temos sempre procurado dar as melhores respostas aos anseios da comunidade educativa. Exemplo disso são vários projectos desenvolvidos ao longo dos anos, destacando um dos mais recentes de promoção da leitura com a oferta de duas obras literárias aos alunos escritas em exclusivo para Lousada e ainda apoio à promoção da matemática com a construção de um jogo de tabuleiro que potencia o raciocínio e os conhecimentos sobre a história do concelho”, referiu o presidente da Câmara, citado em nota de imprensa da autarquia.

“As apostas feitas nesta área e que passam pela promoção da literacia e da matemática demostram o interesse da autarquia e da comunidade educativa. As infra-estruturas são igualmente muito importantes e também a esse nível verifica-se um enorme desenvolvimento”, disse o Ministro da Educação.

Os acordos assinados vão permitir intervenções na Escola Básica de Lousada Este (Caíde de Rei), nas Escolas Básicas e Secundárias de Lousada Oeste (Nevogilde) e Norte (Lustosa) e na Escola Básica de Lousada Centro. Esta última vai acolher a obra de maior vulto, num valor superior a 1,16 milhões de euros.