A exploração de ouro no tempo dos romanos vai ser recriada, no Museu Municipal de Valongo, numa exposição que é inaugurada no sábado, pelas 17h30. A mostra «Mineração Romana em Valongo» conta com dois pisos de área expositiva.
Segundo a autarquia, este será um dos momentos mais impactantes da programação do 1.º Congresso Internacional de Mineração
Organizado pelo Alto Relevo – Clube de Montanhismo em parceria com a Câmara Municipal de Valongo, o Congresso sobre Mineração Romana e Espeleologia é direccionado para o público em geral, com linguagem acessível, e pretende sensibilizar a população para a importância deste património Romano presente nas Serras do Porto, onde diversos especialistas consideram que está localizado o maior complexo subterrâneo de extracção de ouro de todo o Império Romano, recorda nota de imprensa.
Além das palestras que serão proferidas no Auditório Dr. António Macedo, este evento sem paralelo que é já uma referência internacional inclui visitas guiadas ao terreno.
“Será precisamente no anfiteatro natural resultante de uma antiga mina de ouro romana, que as conclusões do congresso serão apresentadas à comunicação social, no domingo, às 12h30, numa autêntica tertúlia in loco realizada no interior da antiga mina romana, onde a resenha do evento e a sessão de brainstorming serão acompanhados pelo concerto Gaitas Daninhas”, explica o município.