Milhares de pessoas assistiram, este sábado, feriado municipal, à passagem da procissão de S. Martinho, padroeiro da cidade de Penafiel e santo que dá nome a um das maiores feiras do distrito do porto.
A procissão, presidida pelo Padre Paulo Jorge, saiu da Igreja Matriz, percorreu várias artérias, passando pela Avenida Sacadura Cabral (junto à Câmara de Penafiel), sendo acompanhada por devotos e por milhares de pessoas que se distribuíram pelas várias ruas da cidade.
O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, aos jornalistas, realçou a forte moldura humana que aderiu e participou de forma espontânea na procissão, numa manifestação de fé, salientando que era fundamental conferir à feira também uma dimensão religiosa.
O autarca explicou, ainda, que a procissão surgiu da vontade do povo e contou com o apoio da paróquia.
O chefe do executivo manifestou também que milhares de pessoas acorrem àquela que é uma das maiores feiras do distrito do Porto e que o S. Martinho tem um impacto significativo na economia local e da região, assumindo especial relevância no sector da restauração e do alojamento.
O edil afiançou que Penafiel já não tem camas disponíveis e a restauração não tem tido mãos a medir dada a avalanche de clientes e de público que já hoje “invadiu” literalmente a cidade.
Além da restauração e do alojamento, o responsável pelo executivo municipal assegurou que a Feira de S. Martinho assume uma importância acrescida para comércio local, nomeadamente o vestuário e os agasalhos, mas também, para os comerciantes e vendedores que afluem, nestes dias, à cidade e que têm aqui uma oportunidade para escoar os seus produtos e fazer novos clientes.
Falando, ainda, do impacto da feira na economia local, o autarca destacou que este evento, de tradições ancestrais, assume um impacto acrescido em negócios como castanha e outros produtos, trazendo à cidade muitos agricultores do concelho que procuram fazer negócios, nomeadamente o vinho verde tinto, por estes dias, talvez, um dos produtos mais apreciados da feira.
Esta manhã, a tenda que está instalada na Quinta de Puços foi pequena para acolher os milhares que de caneca na mão não resistiram a provar o vinho novo das quatro adegas presentes na edição deste ano (Penafiel, Amarante, Felgueiras e Lousada).
Refira-se que a organização estima que sejam consumidos mais de 25 mil litros de vinho tinto. Para o local da prova foram transportadas 50 pipas de vinho tinto e estima-se que passem pela Quinta de Puços entre 80 a 100 mil pessoas.
No exterior da Quinta de Puços foi, também, colocado um assador gigante de castanhas, invocando a tradição de consumir este fruto por altura do S. Martinho. No Largo da Misericórdia há feira de artesanato.
A Feira de S. Martinho decorre até dia 20 deste mês, integrando, além das provas de vinho novo, animação cultural que conta com a presença de vários grupos etnográficos do concelho.
Hoje a Quinta de Puços será palco da actuação de vários grupos e ranchos folclóricos do concelho, como a Concentração de Concertinas e Cantadores, Grupo de Cavaquinhos de São Miguel de Paredes, Grupo de Danças e Cantares de Cabeça Santa, Rancho Folclórico de São Vicente do Pinheiro, Grupo de Danças e Cantares de Villa Bonelli e o Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa Amigos de Bustelo. Ao longo da tarde decorrerá também o Magusto Tradicional de São Martinho. Domingo, dia 12, a partir das 16h00 vão actuar o Rancho Folclórico de São Pedro da Bela Vista, Rancho Folclórico de Ordins, Grupo de Cantares da Associação para o Desenvolvimento da Portela e Centro Cultural e Rancho Folclórico Infantil de Duas Igrejas.
No dia 17 de Novembro, às 21h00, vão subir ao palco da Quinta de Puços, o Grupo de Cavaquinhos da ADISCREP, seguindo-se o Rancho Folclórico Zé do Telhado – Terras de Recezinhos. No dia 18, a animação musical estará a cargo do Grupo Os Amigos do Cavaquinhos de Canelas, Rancho Folclórico Infantil de Cabeça Santa, Rancho Folclórico Centro Cultural Recreativo de Rio de Moinhos, Rancho Folclórico de Paço de Sousa e Rancho Folclórico Centro Social e Cultural de Abragão.
Já no dia 19, a Quinta do Puços irá receber as actuações do Grupo de Cavaquinhos Terras de Recezinhos, Grupo Folclórico de Penafiel, Rancho Folclórico de São Vicente de Irivo e Grupo Folclórico de São Mamede de Canelas. Neste dia também terá lugar mais um Magusto Tradicional.
Durante o fim-de-semana, destaque, ainda, para a XX Concentração Motard que integra o programa de São Martinho, uma iniciativa do Moto Clube do Vale do Sousa com a colaboração da Câmara Municipal de Penafiel, que decorre no o Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.