Durante quatro dias, a Avenida Senhor dos Aflitos voltou a encher-se de animação. Milhares de pessoas passaram pelo Festival Tradicional de Lousada que juntou artesanato, produtos locais, música e gastronomia, diz a Câmara Municipal de Lousada.
“Dar a conhecer o que de melhor se produz no concelho é a principal função do Festival Tradicional de Lousada, com destaque para a alguns produtos endógenos de grande riqueza e qualidade como o milho, o linho e o vinho”, explica a vereadora do Turismo, Cristina Moreira.
Assim, na quinta-feira, realizou-se o I Encontro de Apreciadores de Broa, no Vale do Sousa, numa organização conjunta da ADER-SOUSA, da Escola Superior Agrária de Coimbra e da Associação Zea Mais, em colaboração com as Cooperativas Agrícolas de Lousada e de Paredes. A prova cega realizou-se em Lousada, na COPAGRI – Cooperativa Agrícola de Lousada, com broas de 10 concorrentes. Já no sábado, dia 23, a Associação Casais +, recriou a tradicional Arriga do Linho. A população participou de modo bastante activo dando a conhecer aos mais novos e também a todos os que querem aprender o processo de cultivo e produção do linho, algo de muito característico na região, refere a autarquia.
“Estas duas actividades pretendem revitalizar duas das nossas riquezas locais – o milho e o linho. Trata-se de dar a conhecer algumas das nossas tradições, por vezes esquecidas”, acrescenta a vereadora.