Milhares de pessoas assistiram ao Festival de Luz e video mapping de Lousada, que decorreu este fim-de-semana. Esta terceira edição teve como tema “A Luz que nos Toca”.
Segundo a autarquia, a noite de sábado contou ainda com animação de rua da responsabilidade da companhia Trigo Limpo, que apresentou “A Viagem do Elefante”, baseada na obra de José Saramago.
Já a Capela Senhor dos Aflitos foi o cenário escolhido para a projecção do mais recente projecto de vídeo mapping, realizado no âmbito do Ano Municipal da Solidariedade. Esta instalação interactiva contou com a participação dos jovens e seniores do concelho, que pintaram a fachada da Igreja com padrões e texturas, com base em mãos e rostos, flores, bordados, música, entre muitos outros.
“Esta projecção interactiva que decidimos realizar permitiu às pessoas que estavam a assistir escolher o que pretendiam ver projectado através de um ecrã táctil”, refere o vereador Manuel Nunes.
Na sexta-feira, no sábado e no domingo, foram ainda repostos os espectáculos apresentados nos dois últimos anos, no edifício dos Serviços Técnicos da autarquia e no Tribunal. Já na Biblioteca Municipal foram projectados os filmes de animação realizados pelos alunos dos estabelecimentos de ensino públicos e privados com a colaboração da Casa Museu de Vilar.
O Festival contou ainda com a participação de alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os alunos do curso de Comunicação e Multimédia apresentaram duas projecções de vídeo mapping para o edifício da Assembleia Louzadense e para a fachada lateral do edifício dos Paços do Concelho.
Desde o primeiro Festival de Luz, em 2014, que a dimensão do evento tem sido crescente, tornando-se um desafio na medida em que teve início coma projecção num só edifício e, actualmente, está presente em seis locais diferentes da vila, destaca nota de imprensa da Câmara Municipal.
“A Viagem do Elefante” contou com a colaboração de lousadenses
O teatro de rua “A Viagem do Elefante” foi uma das novidades deste evento. A encenação, levada a cabo pela companhia Trigo Limpo, teve a colaboração de um elevado número de pessoas e de instituições de Lousada, que interpretaram o espírito do Ano Municipal da Solidariedade.
O espectáculo traduz-se numa adaptação de um conto de José Saramago cujo cenário é um elefante de madeira, em tamanho real, iluminado que se deslocou na Avenida Senhor dos Aflitos.
A autarquia promoveu ainda o teatro de rua, que teve como ponto de partida a viagem de um elefante.