Inês Bastos Nunes tem nove anos e é de Paços de Ferreira. No passado fim-de-semana, participou no festival internacional de música “Festiwal Karawana Kultury”, que decorreu na cidade de Mkiedzyzdroje, na Polónia, e levou para casa o segundo lugar na categoria de originais, no escalão infantil.
“Ganhou entre 18 concorrentes e 14 países, o que é muito bom. Estamos muito satisfeitos porque fomos muito bem representados [Portugal e Paços de Ferreira]. Foi muito gratificante, uma experiência muito boa e esperamos conseguir ter outras”, confessa a avó Anabela Bastos – que a acompanhou juntamente com a mãe -, referindo que foi a primeira vez que Inês foi ao estrangeiro.
A canção que a jovem pacense levou foi a única inédita das actuações portuguesas, uma vez que Anabela Bastos foi a sua autora e compositora. “Já fazia para os meus filhos, agora faço para os meus netos”, revela, explicando que chama-se “Cantora e Bailarina”, “porque ela, além de cantar, adora dançar”. “Ela dança ballet desde os três anos e hip hop e, este ano, entrou para o Conservatório de Música do Vale do Sousa, em Paredes, por isso é que fiz uma canção própria para ela”, descreve, acrescentando que, na interpretação da canção, Inês não só cantou, como também dançou.
A jovem pacense fez parte de uma comitiva de mais quatro crianças de Lisboa, que também tiveram lugares no pódio em diferentes categorias. O convite para participar neste evento surgiu de um dos membros da organização de festivais internacionais que soube que Inês tinha ganho duas vezes o festival que decorre em Almada, a par de outros tantos em que costuma participar pelo país.
A avó de Inês conta ainda que a maioria dos países que participou neste evento eram de leste e que da Europa estava só Portugal.
Diz que a neta, que participou pela primeira vez num concurso aos seis anos, gosta muito de dançar e que, quando está no palco, “vê-se que está a gostar daquilo que está a fazer e é isso que interessa”. “Ela não vai com a ideia de ganhar, gosta de fazer amigos, de conversar. É isso que a motiva”, continua.