A exposição “Memória: Totalitarismo na Europa”, patente na Biblioteca Municipal até 23 de fevereiro, vai ser apresentada amanhã, quinta-feira, dia 15 de fevereiro, pelas 14h30, com a presença de uma representante do Instituto Mais Liberdade, a docente universitária Catarina Maia.
A exposição internacional “Memória: Totalitarismo na Europa”, iniciativa à qual a Câmara Municipal de Lousada se associou, é promovida pelo Instituto +Liberdade, em representação da Plataforma da Memória e da Consciência Europeia e tem o propósito de “homenagear as vítimas do nazismo, comunismo e fascismo na Europa e relembrar as consequências dos regimes totalitários, com o intuito que estes não se repitam no futuro, bem como informar os cidadãos, em particular as novas gerações, sobre o trágico passado totalitário da Europa”.
Este trabalho tem ainda como objetivo destacar a importância da defesa dos Direitos Humanos, liberdades e garantias individuais, bem como os valores democráticos na sociedade, e, ao mesmo tempo, promover uma melhor compreensão entre todos os cidadãos europeus.
Antes de vir para Portugal esta exposição foi apresentada em mais de 20 grandes cidades de 19 países da Europa e da América do Norte. Foi inaugurada em Portugal pelo Instituto +Liberdade em Agosto de 2021.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, tendo visitas previstas para as escolas que podem contactar a autarquia, através do email cristiano.cardoso@nullcm-lousada.pt