O Auditório do Museu de Penafiel recebeu, no passado dia 10, um debate subordinado ao tema “Economia Circular”. A sessão, promovida pelo Partido Socialista de Penafiel, marcou o arranque do plano de actividades da nova Comissão Política, liderada por Nuno Araújo, sendo o primeiro de diversos debates que o PS vai promover no concelho, diz nota de imprensa do partido.
No debate, esteve Matos Fernandes, que actualmente exerce funções como Ministro do Ambiente.
“Foi um debate rico e participado, tendo-se registado uma forte adesão da sociedade civil penafidelense. Entre as principais conclusões deste debate, destaca-se o facto de o Governo já ter em vigência um Plano de Acção que pretende contrariar aquela que ainda é a realidade de hoje – uma economia linear onde vigora o ciclo: extrai – produz – usa – deita fora”, refere o PS.
“Ressalta ainda o facto de, na região do Vale do Sousa, de acordo com dados publicados pela Ambisousa, dos 94% dos resíduos depositados em aterro sanitário, apenas 6% serem objecto de reciclagem. Significa isto que na nossa região apresentamos uma média de reciclagem inferior a metade da média nacional”, sustenta a mesma fonte, defendendo que há um longo caminho a percorrer pela região nesta matéria.
“Estes dados demonstram também, a importância de caminharmos colectivamente, enquanto sociedade, rumo a uma economia circular – um modelo de desenvolvimento sustentável que permite devolver os materiais ao ciclo produtivo através da sua reutilização, recuperação, reparação e reciclagem”, adianta o presidente do PS Penafiel, Nuno Araújo, prometendo que o partido “estará na linha da frente do ataque a este problema, procurando dar o seu contributo para que, no mais breve prazo possível, a nossa região possa, pelo menos, acompanhar a média nacional no que a reciclagem diz respeito”.