A Mata de Vilar, em Lousada, acolhe, de 1 a 12 de Setembro, o Campo Voluntariado Internacional “EcoVilar”, iniciativa realizada em articulação entre Câmara Municipal de Lousada e Associação BioLiving, integrada no Ano Municipal do Ambiente e Biodiversidade.
Segundo fonte da autarquia, o município vai receber, pela primeira vez, um campo de voluntariado internacional, envolvendo 15 jovens oriundos de todo o mundo ( oriundos do México, Bélgica, República Checa, Alemanha e Espanha).
O campo EcoVilar é co-financiado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, inclui formação e acção em diversas matérias de beneficiação ecológica, controlo de espécies exóticas invasoras, construção de abrigos para a fauna, criação de charcos para a vida selvagem, gestão florestal, entre outros.
No domínio social, o programa prevê a realização de visitas culturais, tertúlias com especialistas em diversas matérias, gastronomia europeia, actividades artísticas e turismo de natureza.
A iniciativa conta com a organização da BioLiving, associação ambiental sem fins lucrativos, sediada em Albergaria-a-Velha, que tem um pólo em Lousada.
Esta instituição é formada por uma equipa multidisciplinar com competências nas áreas do ambiente, biologia, ordenamento do território, floresta, marketing, desporto e cultura e tem sido parceira da Câmara Municipal de Lousada na definição e implementação da estratégia municipal para o ambiente e protecção da biodiversidade num vasto leque de iniciativas.