Mariana Loureiro, artes marciais, e José Pedro Valinhas, Hóquei em Campo AH Lousada, fora eleitos atletas do ano na Gala do Desporto de Lousada, uma iniciativa do pelouro do Desporto, que tem como objectivos distinguir os atletas, instituições e modalidades de Lousada que mais se destacaram no ultimo ano.
Paulo Leite, da modalidade de Basquetebol em Cadeira de Rodas da Lousavidas, foi eleito atleta do ano desporto adaptado.
Na categoria homenagem/distinção o prémio de mérito desportivo foi atribuído a Manuel Ferreira, dirigente Clube Motard Figueiras, o prémio dedicação a Pedro Valinhas, dirigente e treinador AH Lousada.
O prémio para a modalidade do ano foi o Motocross e o prémio carreira distinguiu Pedro Costa, atleta do CCD Ordem.
A personalidade do ano foi Pedro Tiago, piloto automobilismo, e o evento desportivo do ano foi atribuído à SS7 WRC Lousada Vodafone Rally Portugal.
Foi ainda conhecido o vencedor da votação feita através do Facebook que distinguiu Gabriel Ferreira, da Patinagem Artística LAC Patinagem, com o prémio Best Online.
Foram ainda agraciados atletas que integram as selecções nacionais, nas modalidades de Artes Marciais, Atletismo, Basquetebol, Futebol, Hóquei em Campo, Parahóquei, Pesca Desportiva, Polo Aquático e Tiro aos Pratos.
Os prémios colectivos distinguiram o Clube Automóvel de Lousada, como Associação Desportiva do Ano, e a equipa de iniciados de futsal CCD Ordem, como Equipa do Ano.
No que respeita aos prémio individuais a distinção de atleta revelação do ano foi para Ana Teles Nunes, Polo Aquático Lousada Século XXI, o dirigente do ano foi Joaquim Pereira, CCD Ordem. Já o prémio treinador do ano foi atribuído a Miguel Moura, Rompe Trilhos C. Btt.
Manuel Fernandes, na modalidade de hóquei em patins, foi distinguido com o prémio árbitro/juiz do ano.
A cerimónia contou ainda com a entrega de prémios aos campeões do desporto escolar, campeões Individuais e campeões colectivos.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara, Pedro Machado, relevou o esforço dos se foram homenageados, quer sejam atletas, dirigentes, treinadores e equipas técnicas, asim como o trabalho dos dirigentes que dedicam muito do seu tempo em forma de voluntariado às associações que representam.
“É um orgulho quando os atletas lousadenses são distinguidos nas competições em que participam. No entanto, o que interessa realmente é massificar a prática desportiva, porque todos sabemos dos seus benefícios. Por isso, a autarquia tem optado por nunca afunilar a prática desportiva, permitindo e incentivando uma oferta o mais eclética possível com dezenas de modalidades desportivas ao dispor da população”, disse, deixando um agradecimento a todos os que contribuíram para que a Gala se realizasse, nomeadamente a Comissão Reguladora que teve “a difícil tarefa de fazer as nomeações, mediante as candidaturas apresentadas, dado que a oferta em Lousada é muito diversificada”.
A Gala do Desporto foi organizada pelo município e a Associação de Futebol Amador de Lousada (AFAL), contando com a colaboração das associações desportivas do concelho.