Tradições únicas no país voltam a sair à rua, em Penafiel, para assinalar mais um “Corpo de Deus”.
Entre 25 a 29 de Maio, a Câmara Municipal de Penafiel vai dinamizar um vasto programa de iniciativas, refere nota de imprensa.
“Estas comemorações, celebradas desde 1540, vão desenrolar-se com um leque diversificado de actividades, desde o tradicional Cortejo do Carneirinho, a Cavalhada e a Majestosa Procissão do Corpo de Deus, uma cerimónia secular enraizada em Penafiel”, explica a mesma fonte.
O tradicional Cortejo do Carneirinho, desfile único no país, instituído pelos alunos das escolas de Penafiel desde finais do século XIX, vai marcar o início das comemorações, no dia 25 de Maio, às 10h30, tendo como ponto de partida o Campo Conde de Torres Novas. “Cada turma vai desfilar pelas principais ruas da cidade com o seu carneirinho devidamente adornado e, posteriormente, oferecido ao professor, num gesto simbólico de agradecimento e respeito”, refere a autarquia. À noite, pelas 21h30, terá lugar o desfile da Cavalhada, que vai percorrer as avenidas da cidade até ao edifício dos Paços do Concelho. Um carro puxado por uma parelha de cavalos transportará a Figura da Cidade que irá saudar os autarcas, que se encontram na varanda principal do edifício. Vão actuar ainda os bailes tradicionais, nomeadamente, o Baile dos Ferreiros, Baile dos Turcos, Baile das Floreiras, Baile dos Pausinhos, Baile dos Pretos e Baile dos Pedreiros. Estes bailes que nasceram como obrigação para os antigos mestres dos ofícios do concelho, como contribuição para a procissão do Corpus Christi, representando os diferentes sectores de actividade, foram-se extinguindo no resto do país mas têm vindo a ser apoiados e recuperados pelo município, lembra a Câmara.
Por volta das 23h45, na Praça da República, decorrerá a sessão de fogo-de-artifício e, de seguida, no Campo da Feira, a animação estará a cargo do artista musical Vítor Rodrigues.
No dia 26 de Maio, dia de “Corpo de Deus”, decorrerá, às 11h30, a missa solene na Igreja Matriz e, às 17h30, a Majestosa Procissão do Corpo de Deus, com saída da Igreja Matriz.
“Esta procissão começou a ser realizada em Penafiel antes do ano 1657, e é conhecida por juntar no mesmo corso o profano e o cristão. A procissão do Corpo de Deus vai fazer a habitual paragem no Santuário do Sameiro, onde se procede à bênção da cidade e do concelho e que contará ainda com uma largada de pombos, símbolo de paz e esperança, prosseguindo em direção à Igreja Matriz”, diz a autarquia.
No mesmo dia, decorrerá, entre as 15h00 e as 22h00, um concerto de Bandas no Largo da Ajuda, com a presença de algumas bandas, como a Banda Musical de Rio de Moinhos, a Banda Musical de Lagares e a Banda Musical de Paço de Sousa.
Ainda para assinalar o Corpo de Deus, no dia 27, às 21h00, no Largo da Ajuda, decorrerá a apresentação do Livro “Corpo de Deus Festa do Triunfo Eucarístico” da autoria do Padre José da Cunha Duarte, por Rogério Carmona, e, às 21h45, um concerto da Banda de Rio Mau. No dia 28, às 15h00, o município e a Associação Empresarial de Penafiel dinamizam o “Penafiel Passeio D´Moda”, um evento que conta com a participação de centenas de modelos a desfilaram na passadeira vermelha que cobrirá os passeios do Centro Histórico da cidade, numa extensão superior a 650 metros, vestidos por roupas do comércio local.
Para encerrar as comemorações, a cidade de Penafiel organiza, no dia 29 de Maio, às 14h00, o X Encontro Etnográfico de Penafiel no Campo da Feira, onde irão actuar e desfilar pelas ruas da cidade vários grupos etnográficos do concelho.