A próxima sessão do BioLousada em Casa decorre na sexta-feira, tendo como tema “Mamíferos Carnívoros”.
“Maioritariamente nocturnos, passam muitas vezes despercebidos, sendo a sua presença apenas detectada por técnicas avançadas ou pela interpretação dos seus indícios, como pegadas, marcações ou tocas. A fauna portuguesa inclui carnívoros sobejamente conhecidos, como a raposa e o lobo, mas outros mais desconhecidos, como a gineta, o gato-bravo, o sacarrabos ou o arminho”, explica a organização.
A sessão vai contar com Pedro Monterroso, um dos grandes especialistas nacionais em mamíferos carnívoros e na validação de metodologias para a sua detecção e monitorização. Actualmente é investigador no CIBIO-InBIO, Universidade do Porto.
Vai falar da diversidade e importância dos mamíferos carnívoros, bem como das ameaças que enfrentam e de alguns projectos de investigação e conservação.
A participação é gratuita e limitada a 100 pessoas, mas exige inscrição. “Uma inscrição é válida para todas as sessões. Se já se inscreveu antes, não tem de se inscrever de novo. Use as instruções que lhe foram enviadas por email (pelo Zoom) para se ligar novamente à reunião”, refere a mesma fonte.