São 30 expositores que estão, a partir desta quinta-feira, no Pavilhão Multiusos de Paredes, inseridos na Feira da Saúde que decorre até ao dia 23 de Abril, sábado.
O certame, que é inaugurado hoje, às 15h30, pretende que a população local, nomeadamente a comunidade escolar, “tenha acesso à informação acerca da prevenção, rastreios e diagnósticos da saúde e bem-estar”, refere a autarquia, acrescentando que é preciso “alertar para os comportamentos e estilos de vida mais saudáveis e estimular para a prática de actividades físicas e lúdicas diversas”.
Até sábado, vão ser realizados rastreios à glicemia, visuais e auditivos, doenças sexualmente transmissíveis, tensão arterial, entre outros, assim como uma campanha de recolha de sangue, que decorre durante a tarde de hoje.
A iniciativa contará ainda com várias ações de sensibilização para a violência no namoro, ciberbullying, de género e não discriminação, dependências e comportamentos de risco, primeiros socorros e suporte básico de vida e voluntariado jovem na área da saúde.
Os visitantes vão ainda poder assistir a um showcoking de comida saudável, realizado pelos alunos das turmas do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria da Escola Básica e Secundária de Paredes.
A Feira estará aberta ao público, mas hoje e amanhã está mais direccionada para os alunos das escolas.
O certame decorre das 14h00 às 19h00, quinta e sexta-feira, e das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, no sábado.