São 222 escuteiro do município de Paredes que, a partir desta segunda-feira participam no Acampamento Nacional de Escuteiros (ACANAC´22) que se realiza até domingo em Idanha-a-Nova, Castelo Branco.
Oriundos de Gandra, Parada de Todeia, Rebordosa, Recarei e Vilela, partiram domingo, do Parque José Guilherme, onde marcou presença o vereador da Juventude da autarquia, Paulo Silva.
De salientar que, este é o 24º acampamento, que se realiza e cinco em cinco anos, e que junta escuteiros de todas as regiões de Portugal, sendo organizado pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
O encontro serve para “partilhar experiências, aprendizagens e actividades na comunidade”, refere a organização, na sua página.
Para além dos escuteiros nacionais, vão estar presentes elementos de 24 outras nacionalidades, entre as quais 50 ucranianos.
Instalado no Campos Nacional de Actividades Escutistas, no Monte Trigo, em Idanha-a-Nova, numa área de 79 hectares, disponibiliza cerca de “3500 tendas” e, ao longo desta semana, vai distribuir “333 mil refeições”.
O espaço vai incluir um campo náutico e dois de aventura, supermercados com mil metros quadrados cada, seis bares e dois refeitórios com capacidade para 60 mil refeições, refere o município local.
Este ACANAC 2022 está subordinado ao tema “construtores do amanhã” e serve também para assinalar os 100 anos do Corpo nacional de Escutas, que se comemora no próximo ano.