A actividade “Na linha do tempo” voltou a permitir que os mais novos conhecessem um pouco mais da história do concelho de Lousada. Nesta segunda edição foram abrangidas mais de 600 crianças, a quem foi dada a oportunidade de disfrutar do património histórico e cultural do concelho de uma forma divertida e pedagógica. “Destaque para o envolvimento entusiasta das escolas, suas direcções e professores, mas, muito especialmente, dos alunos, para os quais as iniciativas da autarquia constituem uma referência firmada por vários anos de trabalho junto do público escolar”, afirmou o vereador do Património e Arqueologia, Manuel Nunes.
Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal e direccionada para todas as turmas do 3.º ano do ensino básico. Tem como finalidade a divulgação e o conhecimento do património local, a promoção e a análise crítica da história das freguesias e dos seus elementos patrimoniais e a aprendizagem de conceitos através da vertente lúdica. A dinâmica deste projecto passa pela realização de uma visita guiada por técnicos da autarquia a um monumento da freguesia, complementada com a entrega, a cada aluno, de um pequeno caderno de conteúdos históricos e jogos didáticos. A actividade consagra ainda a realização de um jogo (peddy-paper), que proporciona uma interacção directa com o monumento.
À semelhança da primeira edição, a iniciativa contou com a inscrição da totalidade das escolas do concelho, num total de 32 turmas do 3.º ano, e deu a possibilidade aos alunos de visitar património fora da sua localidade. A autarquia garantiu transporte.
Em face da maior diversidade de monumentos disponíveis para visita, a escolha das escolas incidiu sobre elementos do património civil e sobre os monumentos integrantes da Rota do Românico. Os Paços do Concelho e Pelourinho, Relógio de Sol, Torre de Vilar, Igrejas de Aveleda, de Meinedo, de Caíde de Rei e de Covas, Santuário da Senhora Aparecida e Capelas de Santa Águeda e São Cristóvão foram os locais visitados. Entre estes, o mais visitado foi o edifício dos Paços do Concelho e Pelourinho. 176 alunos de nove turmas passaram por este espaço, enquanto 156 alunos visitaram a Torre de Vilar.