Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Ao longo do ano de 2021 foram intervencionados mais de 500 ninhos de vespa asiática em Lousada. O apelo é para que a população continue a sinalizar os ninhos desta espécie exótica invasora.

“Em 2021 já foram intervencionados mais de 500 ninhos de vespa-asiática no concelho de Lousada, graças a todos registos que nos foram enviados”, lê-se na página Lousada Ambiente.

“A vespa-asiática (Vespa velutina) é uma espécie exótica invasora que causa graves prejuízos aos nossos ecossistemas e a muitas actividades económicas, como a apicultura e a agricultura, ao predar as nossas abelhas e outros insectos polinizadores. Uma das formas de travar a sua dispersão é destruir ou intoxicar os ninhos, o que tem imperativamente de ser feito por equipas profissionais. Os ninhos são inconfundíveis e facilmente detectados e, quando estão a ser tratados e monitorizados, são sinalizados com uma pequena fita vermelha”, explica a página.

É deixado ainda um apelo à população. Qualquer ninho “não sinalizado” deve ser reportado à Câmara através do email ambiente@nullcm-lousada.pt ou telefone 255 820 500.