Desde o início de Julho, mais de 50 jovens de Paredes estão envolvidos no programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, lançado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Segundo a autarquia, os jovens voluntários estão a limpar e a vigiar zonas florestais do sul do concelho, nomeadamente Aguiar de Sousa, Parada de Todeia e Sobreira, sendo as actividades dinamizadas e acompanhadas pelos pelouros da Juventude e da Protecção Civil da Câmara de Paredes.
As iniciativas do programa passam pela sensibilização da população, limpeza e manutenção de parque, vigilância móvel (a pé) e vigilância fixa da floresta.
“O objectivo deste programa de voluntariado juvenil, com elementos dos 18 aos 30 anos, é claramente a preservação da natureza, florestas e respectivos ecossistemas. Pretende-se, com a ajuda dos voluntários, sensibilizar as populações, prevenir contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afectados”, explica nota de imprensa.
A Câmara Municipal explica que estes jovens voluntários recebem um incentivo diário de 10 euros, sendo a duração do programa de quinze dias para cada participante.