Mais de 400 alunos do 9.º ano de escolaridade de vários agrupamentos escolares do concelho de Lousada vão participar, entre 3 a 6 de Abril, no projecto “Aprendiz por um Dia”.
A iniciativa conta com a participação de mais de 60 entidades/instituições, de Lousada e de outros concelhos, e os jovens vão, durante um dia, ter a oportunidade de experimentar uma profissão em contexto de trabalho.
Segundo o vereador da Educação da Câmara de Lousada, António Augusto, o projecto envolve 96 áreas profissionais, de áreas distintas que vão desde a bioquímica, biologia marinha, desenho de construção civil, arquitectura e astronomia até áreas mais comuns. Há também solicitações de jovens que pretendem ser agricultores, cozinheiras, costureiras, estilistas, camionistas, serralheiros, historiadores ou locutores de rádio e até mesmo um técnico de pirotecnia”, disse, salientando que as instituições que vão receber os jovens de Lousada vão desde a Santa Casa da Misericórdia, ao Centro de Saúde, Planetário do Porto, Instituto Português de Fotografia, Rádio Vizela, Zoo da Maia, Nortávia, entre outras.
Os jovens, que se inscreveram previamente na escola e foram seleccionados, vão ter a possibilidade de, durante um dia, acompanhar um profissional da área escolhida nas suas funções e participar nas tarefas quotidianas de um dia de trabalho, permitindo o contacto com o mundo real do mercado de trabalho.
Poderão contactar com os profissionais, colocar questões e experimentar a área profissional do seu interesse.
Falando do projecto, o autarca realçou que se trata de uma iniciativa que se tem mostrado fundamental na sensibilização dos jovens para a importância do seu percurso escolar.
“É uma experiência única para muitos dos jovens que pela primeira vez entram em contacto com o mundo do trabalho, ajudando-os a começar a formar a sua opinião sobre uma pretensa profissão. Muitos deles confirmam a apetência pela profissão experimentada, outros percebem que aquele não será o caminho”, avançou, frisando que o “Aprendiz por um Dia” assume-se, cada vez mais, como um instrumento fundamental para garantir um maior sucesso escolar e ajudar os alunos a fazer as suas escolhas antes de integrarem o mercado de trabalho.
“É, a par de outros, um instrumento importante, já que é consensual que se estivermos no percurso escolar mais adequado aos nossos interesses e capacidades, o sucesso é bem maior”, avançou, sustentando que o “Aprendiz por um Dia” é, também um projecto de orientação vocacional.