Pedaços de madeira, cartão, tecido, plástico, rolos de papel higiénico, frascos, garrafas e até garrafões de detergente, arame, rolhas, esferovite… e muito mais. Tudo serviu para os pais do Centro Escolar de Penafiel elaborarem presépios para o concurso lançado pelo estabelecimento de ensino. As expectativas foram superadas e surgiram cerca de 300 propostas cheias de originalidade e criatividade. Estão em exposição na escola.

 

Objectivo é unir pais e filhos em torno de um projecto

No ano lectivo passado, o Centro Escolar de Penafiel lançou um concurso de coroas de Natal. Os pais ficaram motivados e apresentaram dezenas de propostas. Por isso, este ano, o estabelecimento de ensino lançou novo desafio, desta vez, apelando à construção de presépios com material reciclado.

“Queremos que os meninos se habituem a ver que os pais conseguem fazer obras de arte gastando pouco dinheiro. Hoje em dia as famílias têm tão pouco tempo para estar juntas. O desafio era fazerem o presépio em conjunto e unir as famílias”, explica Clotilde Freire, coordenadora do Centro Escolar de Penafiel.

Numa escola com 470 alunos do 1.º ciclo surgiram cerca de 300 propostas. “Estávamos à espera de muitos presépios, porque toda a gente ficou muito entusiasmada. Mas a adesão foi tão grande que superou expectativas”, confessa a responsável pela escola. “Temos uns pais fantásticos”, garante.

Os vencedores foram apresentados na semana passada, no jantar de Natal da escola. A ideia era premiar os três melhores, mas o júri não conseguiu reduzir a lista, e distinguiu os 20 melhores. “Já foi difícil escolher 20. Eram tantos e tão bons”, sustenta Clotilde Freire. A coordenadora do Centro Escolar garante que, no próximo ano, haverá novo desafio.

Veja mais fotos na nossa página do Facebook.