Desde Julho deste ano foram recolhidas mais de 30 toneladas de resíduos verdes de jardins em Valongo, numa iniciativa gratuita promovida pela Câmara Municipal. Segundo a autarquia a população tem vindo a aderir, cada vez mais, a este serviço, havendo um crescimento do material recolhido.
José Manuel Ribeiro acompanhou, esta quinta-feira, o novo circuito de recolha de resíduos verdes no Município de Valongo. “Estamos orgulhosos destes primeiros resultados, mas não podemos ficar por aqui. Vamos continuar a apostar na mudança de comportamentos, na separação e valorização de resíduos, para sermos um município cada vez mais sustentável. Este é o caminho”, defendeu o autarca, citado em nota de imprensa.
Este circuito abrange as freguesias de Alfena, Campo e Sobrado, Ermesinde e Valongo, sendo a recolha gratuita e feita porta-a-porta, mediante marcação prévia (linha grátis 800 202 099).
“A Câmara Municipal de Valongo, numa iniciativa conjunta com a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, começou também a oferecer a todos os munícipes que solicitarem o serviço de recolha gratuita de resíduos verdes um ‘mini bag’ apropriado para a separação dos resíduos verdes que produzam nos seus jardins (restos de jardinagem, tais como ramos, podas, relvas, folhas ou flores, sem terras ou outros contaminantes e aparas de madeira sem tratamento), facilitando o seu acondicionamento”, refere nota de imprensa.
O grande objectivo é aumentar a quantidade de resíduos verdes recolhidos e encaminhados para valorização orgânica, reduzindo o potencial de recicláveis presentes na fracção indiferenciada dos resíduos urbanos.