Entre 12 e 26 de Fevereiro decorre a segunda etapa do projecto intermunicipal Filarmonia (Re)visitada, do Festival Inventa, em três municípios da região do Douro, Tâmega e Sousa, nomeadamente Lousada, Penafiel e Paços de Ferreira.
Segundo a organização, os maestros Osvaldo Ferreira e Francisco Ferreira vão dirigir “uma formação única que resulta de uma colaboração entre músicos representantes de bandas sinfónicas dos 14 municípios que integram o projecto de programação cultural em rede”.
Assim, a 12 de Fevereiro há concerto, pelas 21h30, no Auditório da Escola Secundária de Lousada, sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira. No dia 19 de fevereiro, pelas 19h00, é a vez da Casa do Xiné – Centro Cultural, em Lagares, Penafiel, receber o espectáculo, também com o maestro Osvaldo Ferreira. Já a 26 de Fevereiro, pelas 21h30, com o maestro Francisco Ferreira, há concerto no Auditório da Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis, em Paços de Ferreira.
Recorde-se que o Inventa “propõe-se a provocar o território do Douro, Tâmega e Sousa, a sua população, os seus turistas e visitantes no biénio 2021/2022, privilegiando a realização de actividades culturais e artísticas em espaços naturais, paisagísticos e patrimoniais da região”. Trata-se de um projecto desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, entre outras entidades, e co-financiado por fundos comunitários.