Mais 13.500 árvores plantadas, mostram “Contas ao Ambiente” de Lousada

As mais de mil acções realizadas contaram com a participação de mais de 15.500 alunos e de 220 voluntários. Meta para este ano passa por plantar mais 10 mil árvores

0

A Câmara de Lousada divulgou as “Contas ao Ambiente” do ano 2022 no concelho. Através da página Lousada Ambiente, a autarquia refere que “o balanço ambiental não podia ser mais positivo”.

“Ainda que os números falem por si, o resultado de um aturado trabalho em matéria de ambiente mede-se na dinâmica social, no envolvimento colectivo da comunidade em torno de um desígnio comum: um concelho mais verde e mais sustentável onde a natureza tem espaço para desempenhar o seu papel”, salienta a autarquia agradecendo a todos os que participaram, ajudando a construir “o futuro de Lousada”.

Os números revelam que, durante o ano de 2022, foram plantadas mais 13.5646 árvores no concelho, com a ajuda de 2.256 voluntários em 4.364 horas de voluntariado. Foram realizadas mais de mil actividades, de educação ambiental, intergeracionais, de plantação, limpeza e controlo de invasoras, assim como a construção de charcos. Ao todo, foram intervencionados 16 hectares. Nestas acções participaram ainda mais de 15.500 alunos e mais de 400 docentes e ainda mais de 2.800 seniores.

O Plantar Lousada tem já acções agendadas para este mês. A Câmara destaca que desde que arrancou, com “a ajuda de mais de 7.500 voluntários” já foram plantadas “mais de 85.000 árvores”, nos últimos cinco anos.

O projecto ganha agora “um novo formato, com a ajuda da Associação VERDE. “Este ano teremos o objectivo de plantar 10.000 árvores! Neste formato de cooperação, o Município de Lousada a e a VERDE dedicam dois sábados por mês a acções de plantação, restauro ecológico e usufruto da natureza, com um conjunto de acções abertas a toda a comunidade interessada em colaborar voluntariamente, inclusive os Trilhos Verdes, caminhadas mensais por Lousada”. As inscrições são sempre obrigatórias.