A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto retomou a actividade lectiva através do formato de videoconferência.
Em comunicado, a instituição de ensino superior, justificou a medida como facto de não querer prejudicar os estudantes com a suspensão das actividades e que tudo se fará para minimizar as dificuldades.
“Durante estes dias de suspensão das aulas, testámos as tecnologias disponíveis para aferir a possibilidade de utilização na leccionação das aulas à distância. Algumas aulas foram, já, realizadas através de videoconferência para servirem como teste. O feedback por parte dos docentes e dos estudantes foi muito positivo e como tal, a presidente da escola formalizou o início da leccionação por videoconferência de todas as aulas a partir do dia 16 de Março”, lê-se na nota da ESTG que recorda que “as aulas são leccionadas no respectivo horário da turma, seguindo-se as instruções dos docentes”. “O Centro de Informática da Escola dará o apoio necessário nas dificuldades encontradas, quer por parte dos docentes, quer por parte dos estudantes”, acrescenta a mesma fonte.
Refira-se que a ESTG tem as instalações encerradas desde o dia 9 de Março, na sequência da decisão da Direcção-Geral de Saúde em encerrar todas as escolas básicas, preparatórias e secundárias nos concelhos de Felgueiras e Lousada.
A ESTG, única instituição de ensino superior público na região do Tâmega e Sousa, tem cerca de 1600 estudantes, sete licenciaturas, sete mestrados e sete cursos técnicos superiores profissionais, com actividade nas cidades de Felgueiras (Campus 3 do Politécnico do Porto), Amarante e Lousada e Penafiel.
“Entretanto, mantemos um olhar atento sobre o evoluir da situação na região, no país e no mundo, e preparamos as medidas necessárias para quando for possível retomar a normalidade”, informou a escola.