A vila de Lousada volta a receber uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que decorre de 4 a 15 de Agosto.
A 79.ª Volta a Portugal Santander Totta, foi apresentada, esta segunda-feira, no Teatro Thalia, em Lisboa.
Segundo o vereador do Desporto da Câmara de Lousada, António Augusto, Lousada volta a acolher pela terceira vez aquela que é a mais importante prova velocipédica do país.
A etapa entre Lousada e Santo Tirso tem como novidade o Prémio de Montanha Serra de Campelos, em direcção a Lustosa, passagem que vai constituir uma contagem de montanha.
Além da etapa que inicia em Lousada, a Câmara de Lousada vai promover um evento de cicloturismo, aberto à comunidade em geral, que tem como objectivo promover a actividade física, promover o gosto pelos desportos velocipédicos e pela actividade turística.
Ao Verdadeiro Olhar, o autarca destacou que a volta a Portugal em Bicicleta é um evento que suscita paixões e tem um impacto financeiro nas economias locais.
Além da visibilidade das localidades no país através dos principais órgãos de informação, António Augusto reconheceu que esta iniciativa atrai milhares de espectadores, dinamiza o comércio, a restauração e a hotelaria.
“Trata-se do maior acontecimento desportivo que se realiza no Verão pelo que é expectável que as principais artérias da vila voltem a registar uma forte moldura humana”, disse.
A 79.ª Volta a Portugal Santander Totta inicia com um prólogo em Lisboa e integra quatro chegadas em altitude, Senhora da Graça, Santa Luzia, Senhora da Assunção e Guarda.
A competição irá, pela primeira, vez contar com a participação do município da Lousã e com a ligação entre Lousã e Guarda.
A prova termina com um contra-relógio individual em Viseu.
Itinerário da 79.ª Volta a Portugal:
Lisboa-Lisboa – 4 de Agosto
- Franca de Xira-Setúbal – 5 de Agosto
Reguengos-Castelo Branco – 6 de Agosto
- Castelo Rodrigo-Bragança – 7 de Agosto
Boticas-Sr.ª Graça – 8 de Agosto
- Cavaleiros-Viana do Castelo – 9 de Agosto
Braga-Fafe – 10 de Agosto
Lousada-Santo Tirso – 12 de Agosto
Gondomar-Oliveira Azeméis – 13 de Agosto
Lousã-Guarda – 14 de Agosto
Viseu-Viseu (Contra-relógio) – 15 de Agosto