Lousada promete transformar-se na “capital portuguesa de ténis” este mês. No sábado foram apresentadas três provas profissionais internacionais de ténis que vão ter lugar na vila ao longo do mês de Outubro e até início de Novembro.
Segundo a organização, “são esperadas centenas de tenistas dos quatro cantos do mundo, que prometem fazer as delícias de toda a região”.
No dia 6 de Outubro, decorre no concelho a mais importante prova internacional do escalão júnior a ter lugar em solo nacional. Na primeira edição da Lousada Junior Cup, que termina no dia 13, estão já garantidos os melhores jogadores e jogadoras Sub18. O destaque no quadro feminino vai para a vimaranense Matilde Jorge – n.º 1 e campeã nacional Sub16 e Sub18, além de vice-campeã nacional absoluta aos 16 anos -, que terá a companhia de, pelo menos, mais quatro lusas no quadro principal. A principal favorita à vitória é uma italiana que está no top 100 mundial (é 83.ª): Eleanora Alvisi. Na ala masculina do torneio, o mais cotado dos nove tenistas lusos com presença garantida é o lisboeta Pedro Araújo. “A competição será, com certeza, muito equilibrada, já que sete dos atletas presentes estão dentro do top 300 mundial de juniores”, refere a organização.
Acontecerão, depois, duas provas do circuito feminino internacional de ténis, o ITF World Tennis Tour, que distribuirão um total de 30 mil dólares em prémios monetários. O Lousada Indoor Open (LIO) I arranca a 21 de Outubro e termina a 27, seguindo-se o LIO II, de 28 de Outubro a 3 de Novembro. “Espera-se novamente a participação das melhores tenistas nacionais e de grandes valores do ténis internacional”, diz nota de imprensa.
Na apresentação das provas estiveram o vereador do Desporto de Lousada, António Augusto Silva, o director das provas, Rui Silva, o presidente da Associação de Ténis do Porto, António Paes de Faria, e a seleccionadora nacional de ténis, Ângela Cardoso. Todos ressalvaram o elevado interesse de todos em fomentar a prática da modalidade na região, realçando, ainda, as óptimas condições e a aptidão de Lousada para acolher eventos de ténis desta magnitude.