Lousada: Vai nascer uma “Escola da Floresta” na Mata de Vilar

Projecto venceu o Orçamento Participativo Jovem e será executado com 30 mil euros de investimento

0

O projecto “A Escola da Floresta de Lousada” de Juliana Gomes venceu o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Lousada, tendo obtido 548 votos. A meta é criar um espaço educativo, para crianças dos três aos 10 anos, na Mata de Vilar. O financiamento previsto é de 30 mil euros.

“A Escola da Floresta ou ‘Forest School’ é uma metodologia de aprendizagem que faz parte do ensino sueco há mais de 100 anos! Assim, queremos criar uma oportunidade única e cada vez mais necessária de reconexão das crianças com a Natureza e todos os seus benefícios, emocionais, afetivos, motores e cognitivos”, explica a promotora na descrição da proposta.

“Uma floresta é uma escola sem paredes, é um local de aprendizagem por excelência! Com este financiamento pretendemos a criação de um espaço que possa acolher crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, em total ambiente florestal, num dos espaços verdes municipais mais emblemáticos: A Mata de Vilar”, acrescenta Juliana Gomes.

O financiamento agora obtido, com este vitória no OPJ da Câmara Municipal vai permitir “adquirir equipamentos, ferramentas, infra-estruturas e formação dos docentes, auxiliares da acção educativa e encarregados de educação para permitir que as crianças se desloquem até à Mata de Vilar e à Escola da Floresta de Lousada para explorar, aprender e brincar em segurança, no Inverno e no Verão”.

O anúncio do projecto vencedor foi feito hoje, pela autarquia, através de uma comunicação online, já que a tradicional sessão não se realizou devido à pandemia. Recorde-se que nesta edição do OPJ havia 12 propostas a votação.

Segundo o vereador da Juventude, Nelson Oliveira, esta foi a edição do OPJ mais participada “de sempre” com vários projectos a terem “largas centenas de votantes”.

“Esta iniciativa está perfeitamente consolidada na juventude lousadenses e, através desta oportunidade, inúmeros projectos já foram implementados em Lousada com muito sucesso”, descreve.

O projecto vencedor do ano passado, “Plano municipal de esterilização para animais de companhia e abandonados”, já se encontra no terreno, contando com várias esterilizações realizadas, referiu o vereador. Mas foi mais além e está a ser ultimada uma plataforma online com informações sobre a adopção de animais ou até reportar a localização de animais abandonados. Nelson Oliveira lembrou ainda que está em execução o skate parque, um projecto que apesar de não ter vencido o OPJ foi aproveitado pela Câmara Municipal, e que foi também inaugurado, no ano passado, o projecto vencedor de 2020 , o “T0 na Escola” vocacionado para as crianças com necessidades educativas especiais.

Na edição deste ano, foram ultrapassados, pela primeira vez, os dois mil votos, destaca Nelson Oliveira na comunicação feita, prova da “mobilização da comunidade” em torno dos projectos.

Anunciou ainda que, no próximo ano, o sistema de votação vai sofrer melhorias, com uma nova plataforma.