Verdadeiro Olhar

Lousada vai criar Plano Municipal de Leitura

Durante as V Jornadas Pedagógicas da Rede de Bibliotecas de Lousada, este ano com o tema “Falemos de Poesia”, a Câmara Municipal de Lousada avançou que vai criar um Plano Municipal de Leitura.

A decisão surge no seguimento do trabalho que tem sido desenvolvido com os livros escritos, propositadamente para Lousada, por reconhecidos escritores como António Mota e Álvaro Magalhães, que a autarquia ofereceu aos alunos.

Segundo o vereador da Cultura, Manuel Nunes, há projectos que estão a ser trabalhados para alunos dos vários ciclos de ensino e que têm como base a literatura. Exemplo disso é a o livro de banda desenhada “Agá”, que tem como cenário o ano de 2355, tendo como público-alvo os alunos do 9.º ano de escolaridade. A autoria é de Vítor Oliveira e a história gira em torno de uma única empresa que controla toda a água potável do planeta, revela nota de imprensa da autarquia. Nestes novos projectos vão participar, com obras originais escritas propositadamente para Lousada, António Torrado e José Fanha.

Recorde-se que a autarquia editou já duas obras, para os alunos do 4.º e do 6.º ano: “Contos do rio que corre”, de Álvaro Magalhães, e “O Caderno de JB encontrado em Lousada”, de António Mota.

 

É preciso cativar os mais jovens para a poesia

Na sessão de abertura destas jornadas, o presidente da Câmara Municipal de Lousada, destacou a importância do evento, “em que uma parte significativa dos participantes são professores que lecionam em concelhos vizinhos”. “Este é mais um exemplo da importância que Lousada dá à Educação, que sempre viu como área prioritária e fundamental ao desenvolvimento”, defendeu Pedro Machado.

Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura, disse que “a poesia está sempre onde não esperamos que esteja, sendo o grande desafio cativar os mais e menos jovens para o gosto por este género literário”, acrescentando que “há uma escolarização excessiva dos livros, facto que pode tornar-se prejudicial na aprendizagem pelo gosto da poesia”.

Estas Jornadas contaram com dois dias de debate sobre o tema e resultam de uma organização da Câmara Municipal de Lousada, Rede de Bibliotecas e Lousada, Centro de Formação dos Agrupamentos de Escolas Sousa Nascente, Lousada Associação de Eventos Culturais, contando como apoio do projecto europeu E-publisher.