Entre os dias 5 e 6 de Setembro, Lousada vai acolher a sexta edição das Jornadas da Educação, no âmbito da abertura do ano lectivo 2019-2020. O tema desta edição é “Uma Escola tecnologicamente centrada nas pessoas”.
A sessão de abertura vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, do director do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Sousa Nascente, António Campos, e dos Directores dos Agrupamentos de Escolas de Lousada.
A conferência de abertura estará a cargo de Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa, sobre “Educar para a felicidade”. A manhã terminará com o painel sobre “Desafios de mudança e inovação”, com Maria João Horte, da Direcção Geral de Educação (DGE), Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra, e de Daniela Guimarães, embaixadora da eTwinning da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da DGE.
A tarde do primeiro dia será preenchida por Oficinas Temáticas, a funcionar em simultâneo, com temas desde o “Rope Skipping: Jump 4 Fun”, “Educação para a cidadania: projecto Lousada Guarda-Rios”, Workshop “Matemática & Magia”, “Arqueologia da memória na literatura contemporânea” até uma oficina no âmbito do Centro de Interpretação do Românico.
Já no dia 6 de Setembro, os trabalhos têm início marcado para as 9h00, com a conferência “Ciclo de decisão sobre utilização de tecnologias digitais”, por José Moura Carvalho, que é consultor na área da Educação.
Segue-se o painel com Luís valente, da Universidade do Minho, que vai falar sobre “Seguranet”, seguido de Ana Paula Alves, dos Laboratórios de Aprendizagem da ERTE- DGE, que vai apresentar o projecto em que trabalha e Luís Antunes, do Centro Internet Segura abordará “Ciber-segurança/protecção de dados”.
O encerramento das VI Jornadas da Educação está a cargo do vereador da Educação da Câmara Municipal de Lousada, António Augusto Silva, segundo refere nota da autarquia.