Está a decorrer uma iniciativa solidária designada “Corações sem Barreiras”, numa parceria entre o Espaço Guimarães e a ACIP (Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social), que tem em Lousada a Casa da Boavista.
A iniciativa que visa sensibilizar a comunidade para a inclusão social e para a valorização de pessoas portadoras de deficiência, colocou 60 jovens e adultos entre os 18 e os 55 anos de idade a confeccionar à mão 2.500 porta-chaves em formato de coração. Os produtos estão agora à venda no Espaço Guimarães, sendo o objectivo do valor angariado patrocinar uma viagem a Lisboa.
“Estes acessórios feitos com muito amor, que prometem unir o país por uma causa, existem em três cores diferentes (amarelo, azul e rosa) e estão à venda no piso um, junto à Lefties, e no Balcão de Informação do centro comercial, pelo valor simbólico de três euros. A totalidade do valor angariado reverte para a ACIP, que irá utilizá-lo para proporcionar uma viagem de três dias a Lisboa aos cerca de 60 jovens e adultos, com paragem em diversos locais escolhidos por eles mesmos, como o Jardim Zoológico e o Estádio do Sport Lisboa e Benfica”, explica nota de imprensa.
O projecto foi desenvolvido durante três meses e envolveu 60 pessoas pertencentes à Casa da Villa e Casa da Boavista (esta última em Lousada). Estes jovens e adultos, portadores de deficiências como Autismo, Asperger, Síndrome de Down, entre outras, foram responsáveis pelo processo integral de produção dos porta-chaves, desde o corte do tecido, ao enchimento dos corações feitos em pele, à colocação da anilha e ainda à montagem das respectivas embalagens.