Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

O presidente da Câmara de Lousada avançou, hoje, que em Julho, o concelho teve apenas três novos casos.

Pedro Machado apela ainda à Direcção-Geral da Saúde que actualize os dados e que divulgue o número de infectados actuais por concelho e não os números totais desde o início da pandemia.

Os esclarecimentos do autarca surgem depois de uma reunião com o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, o director do ACES local, o presidente do conselho de administração do CHTS, representantes da Autoridade de Saúde Local e com os presidentes de Câmara de Felgueiras e Paços de Ferreira, que visou “fazer um ponto de situação relativamente à infecção por COVID-19 nestes territórios”.

“Lousada apresenta, segundo os dados que nos foram divulgados ao dia de ontem pela autoridade de saúde, três novos casos no mês de Julho – o que não quer dizer que esta realidade não se altere no futuro. Esses casos têm relação com fontes de contágio externas ao nosso concelho”, adianta Pedro Machado.

Por outro lado, o presidente da autarquia lousadense diz ter apelado que a divulgação de dados por concelho fosse rapidamente retomada pela DGS.

“Este compasso de espera a que estamos a assistir, só promove dúvidas e suspeições desnecessárias mas, por outro lado, seria fundamental que a DGS divulgasse o número efectivo de infectados nesse momento e não os números totais desde o primeiro caso. Ou seja, é importante a percepção pública do número de recuperados por concelho”, defende.

Pedro Machado refere ainda que transmitiu a “preocupação com o ressurgimento de casos na região”. “A proximidade geográfica com outras zonas mais afectadas tem que nos deixar em alerta permanente, solidários e interventivos, numa perfeita união de esforços e em prol da saúde pública”, acredita.

“O facto de não termos muitos casos activos, não quer dizer que amanhã não estejamos perante uma situação grave com vários infectados, pelo que apelo a todos para que façam o que estiver ao seu alcance para combater esta pandemia”, termina o edil, solicitando à população, comércio e empresas que mantenham os comportamentos adequados com o uso de máscaras e protecção.

A DGS já informou que o boletim epidemiológico diário voltará a ter o número de casos por concelho actualizado a 14 de Julho.