Três anos após o seu início, o projecto Europeu NGEurope, co-financiado pelo programa Erasmus+ e liderado pelo município de Lousada, chegou ao fim, adianta a autarquia.
O projecto, que formou quase 100 líderes associativos, em cinco países da Europa, serviu de apoio ou inspiração à criação de pelo menos cinco associações de cariz ambiental.
Tem, agora, como objectivo inspirar, guiar e criar novos movimentos cívicos no apoio e melhoramento dos que já existem, disponibilizando vários recursos que podem ser úteis aos interessados no sector da Economia Social e Ambiental.
De acordo com o município, é possível consultar o relatório inicial do projecto que analisa a percepção pública do trabalho e importância das Organizações Não Governamentais (ONG) na Europa. O relatório serve como guia, com dicas sobre como receber estagiários e voluntários, serve igualmente como manual de criação de novas colectividades ou curso de formação em liderança associativa.
Estão disponíveis, de igual forma, vídeos pedagógicos e entrevistas com pessoas-chave do sector, assim como um observatório com as ONGs ambientais e sociais de maior impacto nas comunidades.
Todos os recursos disponíveis foram apresentados na Conferência Internacional do projecto e estão, agora, disponíveis em ngeurope.net.