A região do Tâmega e Sousa vai ter três centros de diagnóstico de COVID-19. As unidades que permitem testar pessoas com suspeita de infecção previamente referenciadas pelo Serviço Nacional de Saúde ficarão instaladas em Penafiel e no Marco de Canaveses, anuncia a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Avança agora que existirá uma terceira em Lousada.
Os espaços serão instalados nos próximos dias. A meta é permitir reforçar a capacidade de resposta no combate à pandemia e aliviar o afluxo de potenciais suspeitos ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.
Segundo a CIM, o centro de diagnóstico de Marco de Canaveses, que será instalado na Santa Casa da Misericórdia, servirá as populações de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende, do ACeS do Tâmega I – Baixo Tâmega; o centro de diagnóstico de Penafiel ficará no Pavilhão de Feiras e Exposições, destinando-se às pessoas dos concelhos de Castelo de Paiva, Penafiel e Paredes (ACeS do Tâmega II – Vale do Sousa Sul). Já o centro de diagnóstico de Lousada irá funcionar no Complexo Desportivo, atenderá os utentes de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira (ACeS do Tâmega III – Vale do Sousa Norte).
Os 11 ventiladores adquiridos para o CHTS pela CIM do Tâmega e Sousa – nomeadamente os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende -, e pelo município de Paredes serão instalados nos próximos dias.
Está ainda a ser “diligenciada a compra conjunta de equipamento de protecção individual para disponibilizar aos profissionais das unidades de saúde, das Misericórdias e instituições particulares de solidariedade social, dos bombeiros e protecção civil e dos municípios destes 12 concelhos”.