“Atingimos uma marca que achávamos que não seria possível. Obrigado aos milhares de voluntários de múltiplas instituições que nos ajudaram a tornar possível este projeto revolucionário de reflorestação”. O agradecimento de Pedro Machado, presidente da Câmara de Lousada, foi feito através das redes sociais depois de a autarquia ter anunciado que, no âmbito do projecto Plantar Lousada, já foram plantadas no concelho 100 mil árvores nativas-
O projecto “nasceu em 2016 com o objetivo de plantar 10 mil árvores no município de Lousada, até 2018, com a ajuda da comunidade. Esse objectivo embrionário foi rapidamente atingido e sucessivamente superado. Nesta semana, em que celebramos o Dia da Árvore, plantámos a 100.000.ª árvore no concelho”, informou a Câmara.
Estes resultados, destaca a mesma fonte, só foram conseguidos “graças mais de 9.000 voluntários que dedicaram mais de 20.000 horas do seu tempo a tornar Lousada mais verde”.
Este trabalho permitiu restaurar “mais de 70 hectares de áreas degradadas, em terrenos públicos e privados”.
“Daqui a 10 anos, estas árvores terão a capacidade de armazenar mais de 2.000 toneladas de carbono atmosférico. Daqui a 20 anos, serão 12.000 toneladas. Mas, acima de tudo, teremos um concelho mais saudável, mais preparado para as ameaças ambientais, com mais biodiversidade e qualidade de vida para todos”, sustenta a autarquia em nota publicada, lembrando que além dos objectivos ecológicos do projecto, está em causa a “motivação cívica e educacional”. “Cada árvore plantada foi uma lição, um contributo, uma dádiva solidária e consciente. Nada disto teria sido possível sem o abraço uno a esta missão, sem a vontade e o compromisso colectivos. Assim, celebremos, também colectivamente, este resultado. A todas as colectividades, empresas, escolas, crianças, seniores, famílias, cidadãos portugueses e estrangeiros, pessoas individuais ou em grupo, peritos e leigos, a todos que lançaram os brotos à terra, obrigado! As vossas mãos plantaram o futuro”, termina a Câmara, que não estabelece novas metas, mas garante que o objectivo é continuar a “Plantar Lousada”.