No âmbito do projeto “EcoRAgri4Hidro”, co-financiado pelo Fundo Ambiental, Lousada realiza esclarecimentos sobre a valorização dos sobrantes agrícolas (podas) nas freguesias, alertando para a necessidade de se adotarem práticas de gestão agrícola compatíveis com a conservação e reutilização da madeira morta.
No dia 10 de junho está agendada uma sessão, às 18h30, na união de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, edifício da Junta de Pias.
Estas sessões de capacitação são instrutórias de próximas ações práticas experimentais que terão lugar em parcelas agrícolas ribeirinhas com nula ou escassa galeria ripícola, associadas a fenómenos de lixiviação e de perda de solo arável, por via da criação de estruturas de ecodesign, com recurso a sobrantes agrícolas.
As sessões de capacitação são abertas a todos os interessados, sendo dirigidas, sobretudo, para a comunidade rural e técnicos autárquicos ou de ambiente.
A participação nas sessões é gratuita e livre, limitada à lotação da sala.
O projeto “EcoRAgri4Hidro: economia regenerativa dos sobrantes agrícolas para a salvaguarda da qualidade dos recursos hídricos e proteção dos ecossistemas autóctones do rio Sousa”, é fruto de uma candidatura do Município de Lousada aprovada com mérito máximo pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, ao abrigo do Aviso n.º 14199/2022 – Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022.