Foto: Biofest Lousada

A segunda edição do Biofest, iniciativa promovida pelo município de Lousada em parceria com a Associação BioLiving, volta a apostar na promoção de eventos culturais e educativos, que vão decorrer em vários locais do concelho em simultâneo.

A iniciativa conta com um programa diversificado que pretende ligar a animação ambiental à cultura.

No sábado, 9 de Junho, entre as 9h30 e as 12h30, Lousada será palco para o Green Quiz, uma caminhada com desafios de interpretação da natureza para todas as idades. A caminhada inicia no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca contando com o acompanhamento de 10 biólogos.

A partir das 15h00 vão ser promovidas diversas oficinas pedagógicas em locais distintos do concelho.

“Será lixo? Será luxo?” é o tema da oficina de reaproveitamento de resíduos apresentada no Parque de Casais.

No Parque do Ameal o mote dos trabalhos será “Madeira morta, natureza viva!”, onde será criado um luxuoso ‘hotel para insectos’, que contribuirá para a preservação da biodiversidade local.

Publicidade

No Parque de Sousela realizar-se-á uma oficina intitulada “Um ninho para um bichinho”, com os participantes a ter oportunidade de construir e levar consigo caixas-abrigo para aves e morcegos.

No Parque da Torre de Vilar irá decorrer a actividade “Bombas de Vida”, onde vão ser fabricadas divertidas bolas de sementes.

Os mesmos parques de lazer vão ser palco de espectáculos de teatro protagonizados por grupos locais, a partir das 21h30. “A loja dos Suicídios”, pelo grupo Vidas em Cena, em Casais, “Corno à força”, no Ameal, pelo grupo de teatro Linha 5, “Precisa-se de uma personagem”, em Sousela, pela associação Letras 100 Cessar, e “A boda do graxa”, em Vilar, pelo Teatro Experimental Magnetense.

Segundo a organização, o festival enquadra assim os parques de lazer do concelho como espaços multidimensionais, combinando fruição da natureza, educação ambiental, programação cultural e ocupação de tempos livres.