A Romaria Senhora Aparecida, na freguesia do Torno, em Lousada, é candidata às “7 Maravilhas da Cultura Popular”, uma iniciativa da RTP que tem como objectivos realçar a cultura portuguesa.
A candidatura à iniciativa foi submetida pela Comissão de Festas da Romaria Senhora Aparecida e concorre na categoria “Procissões e Romarias”.
Segundo a Comissão de Festas da Romaria da Senhora Aparecida, a romaria é uma das mais concorridas e autênticas do país que, entre os dias 12 e 15 de Agosto, acolhe cerca de 500 mil visitantes.
De acordo com a mesma fonte, este evento religioso conta com um cartaz diversificado, em que se valoriza o melhor da cultura popular, de onde se destaca a já mítica procissão em honra de Nossa Senhora Aparecida que conta com mais de duas dezenas de andores e cerca de 800 participantes que atrai romeiros, fiéis e curiosos pela dimensão e brilho dos seu andores.
A romaria é igualmente, segundo a Comissão de Festas da Romaria da Senhora Aparecida, conhecida pelo seu “Andor Grande” que se afigura como o maior andor do mundo, registado no Livro dos Recordes do Guinness; conta com 22,52 metros de altura, pesa cerca de 1500 quilos e é transportado por uma centena de homens.
“Por todas as características desta Romaria a Comissão de Festas considerou que fazia todo o sentido apresentar a candidatura às “7 Maravilhas de Portugal”, uma vez que a mesma se enquadra na sua estratégia de valorização e divulgação de uma Romaria que é uma referência cultural e religiosa, uma marca identitária da freguesia do Torno e das suas gentes”, lê-se em comunicado.
O evento integra várias categorias culturais que vão do artesanato, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias e artefactos e pretende valorizar o património cultural imaterial existente a nível local e nacional.
O concurso “7 Maravilhas de Portugal” realiza-se desde 2007, tendo como propósito valorizar o património material e imaterial do país e assumindo-se como um poderoso ícone de marketing e comunicação dentro e fora de Portugal.
A 1.ª fase de candidaturas decorre até 8 de Março. No próximo mês, será divulgada uma selecção de 21 candidatos por cada distrito/região autónoma, nomeados por um painel de especialistas.