Perante a actual conjuntura de combate à COVID-19, a Comissão de Festas anunciou o cancelamento da Romaria da Senhora Aparecida deste ano.

“É uma Romaria centenária, cheia de história e estórias, mas este ano as ruas não se vão poder encher de romeiros, o andor não irá tocar o céu, as míticas corridas de motas não vão animar os aficcionados. As circunstâncias obrigam a fazer uma pausa”, adianta comunicado, que explica que não estão reunidas as condições para realizar a festa.

“É com enorme tristeza que tomamos esta decisão, sabemos que a nossa romaria é um motivo de orgulho para todos os aparecidenses. Acreditamos que todos irão compreender que, por mais dedicação, vontade e fé que possamos ter, não será possível realizar a Romaria nos moldes em que estamos habituamos. É uma situação de carácter excepcional que ultrapassa tudo e todos e, como tal, a prudência, a responsabilidade social e todas as limitações que o momento exige obrigam-nos a tomar a decisão mais difícil: cancelar as atividades festivas da nossa Romaria”, refere a comissão organizadora.

Esta Romaria que completa 197 anos de tradição regressa em 2021, prometem.

Recorde-se que a festa é conhecida por sair em procissão um dos maiores andores do mundo carregado por cerca de cem homens.