A Super Especial do Rally de Portugal vai passar em Lousada na próxima sexta-feira, pelas 19h00, ao Eurocircuito da Costilha.
Esta é a 55.ª edição do Rally de Portugal, organizada pelo Automóvel Club de Portugal, e vai contar com várias novidades, entre as quais o facto de os carros em competição passarem a ser híbridos, com combustíveis renováveis, avança a autarquia de Lousada, em comunicado.
O Vodafone Rally de Portugal, que integra o calendário do Mundial de Ralis, vai percorrer o país entre os dias 19 e 22 de Maio.
Como habitualmente, o Shakedown do Rally de Portugal é na quinta-feira, dia 19 em Paredes, seguindo-se a Super Especial de Coimbra.
O Eurocircuito da Costilha é o ponto alto do segundo dia da prova, sexta-feira, com a Super Especial em Lousada, depois de ter passado pela Lousã, Góis, Arganil e Mortágua.
“O desporto motorizado é uma das marcas do município”, sublinha a edilidade, acrescentando que, “mais uma vez, os alunos que frequentam o ensino secundário no concelho vão ter a oportunidade de assistir à Super Especial de Lousada, de modo gratuito”.
Para tal devem inscrever-se na Secretaria da escola que frequentam, para garantir o acesso ao Eurocircuito da Costilha, no dia 20 de maio. Já os alunos do ensino secundário que residem em Lousada, mas estudam fora do concelho podem também ter acesso a bilhetes, bastando para tal enviar um email para desporto@nullcm-lousada.pt , com digitalização do cartão de estudante e comprovativo de morada.
Foram também premiados os slogans mais originais com bilhetes duplos, no seguimento do concurso que a autarquia promoveu e cujos destinatários foram os alunos do 3.º ciclo do ensino básico.
Os bilhetes podem ser adquiridos em vários locais, nomeadamente na Loja Interativa de Turismo de Lousada, até sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
O Eurocircuito abre portas pelas 14h30 e a tarde vai ser animada pelo Paulo Martinho e pelas eliminatórias e finais de Clássicos Desportivos e respetivo pódio.
A partir das 17h45 começa o “WRC 50 anos” com o desfile de viaturas. A Super Especial de Lousada tem início marcado para as 19h03.
No sábado, dia 21, o itinerário tem como pontos de passagem Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Amarante, todos com três duplas passagens, e o dia termina com a Super Especial do Porto.
O último dia de prova, também com duas passagens, tem início em Felgueiras, Montim e Fafe. A prova termina com a Fafe Power Stage.
O centro de operações do Vodafone Rally de Portugal é, à semelhança de edições anteriores, a Exponor, em Matosinhos.