O ‘CineCultura – Alma Portuguesa’ “é uma oportunidade para celebrar e refletir sobre a riqueza da cultura portuguesa através do cinema”. É assim que a Instinto Filmes considera este evento que decorre ao longo de outubro e novembro, tendo ainda o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte e do Município de Lousada.

Com uma programação diversificada, que incluiu duas longas-metragens e um evento de cinema de animação, cada um destes eventos tem a vertente de entretenimento e educação, promovendo discussões que ajudam a compreender os temas culturais, históricos e sociais da identidade nacional.

“Coisa Ruim” é o primeiro filme a ser exibido, já no próximo dia 31 de outubro, pelas 21h30, no Puro Flow (Lousada). É uma longa-metragem de terror português, realizada por Tiago Guedes e Frederico Serra, que fala sobre possessão demoníaca, explorando crenças, superstições, ceticismos, medos e desconfianças, no contexto de uma pequena aldeia. Um filme ideal para a noite de Halloween.

O segundo filme a ser exibido é “Revolução (sem) Sangue”, com data marcada para dia 13 de novembro, pelas 14h30, no Auditório Municipal de Lousada. A sessão é dirigida a alunos do ensino secundário e à população sénior. O convite também se estende ao público em geral, até à capacidade do local.

Baseado em factos reais, “Revolução (Sem) Sangue” acompanha as vidas, sonhos e inquietações de quatro jovens nos últimos dias do regime ditatorial. Um golpe de Estado militar derrubou o Governo e a população foi aconselhada a permanecer em casa. No entanto, a ânsia pela liberdade levou-os, junto com a multidão, para as ruas. Com origens e motivações diferentes, o dia 25 de Abril de 1974 trouxe-lhes um destino comum. O dia que mudou o rumo do país ditou também o fim precoce das suas vidas.

O encerramento do projeto inclui quatro filmes do cineasta Lousadense Abi Feijó, inteiramente ligados à temática da história de Portugal, focando-se nos tempos da ditadura do Estado Novo e da Revolução de Abril. Assim, o programa desvia o centro das atenções para a Casa-Museu de Vilar, onde, durante o dia 23 de novembro, ao início da tarde, o anfitrião Abi Feijó vai fazer uma visita guiada pelo Museu da Imagem Animada. No final da visita são visualizados os quatro filmes propostos, com pequenas anotações feitas pelo realizador Abi Feijó.

O projeto “CineCultura – Alma Portuguesa” pretende abranger um público diversificado no concelho de Lousada e na região do Tâmega e Sousa, incluindo estudantes, famílias, aficionados por cinema, a comunidade sénior e turistas. As sessões são pensadas para explorar a riqueza do cinema português e fomentar a reflexão sobre a cultura e história locais.

O evento é limitado a 20 pessoas e tem inscrição obrigatória no site da Instinto Filmes.