Até ao final do ano, a Câmara de Lousada quer implementar a “Rota dos Gigantes Verdes”.
O percurso permitirá “visitar pelo menos 70 dos maiores gigantes do concelho, conhecer a sua história e a importância que têm para a conservação da biodiversidade”, adianta a autarquia.
Recorde-se que, no âmbito do Projecto Gigantes Verdes foi feito um trabalho de inventariação de árvores de grande porte em Lousada, tendo sido identificadas mais de 7.400.
“Além da inventariação em curso, estamos a estudar e trabalhar directamente em diversos mecanismos de apoio à gestão destas árvores, com os seus proprietários”, refere o município.
O projecto “Gigantes Verdes” foi o grande vencedor do Fundo Ambiental e de Investigação Lousada Sustentável 2017. A população foi chamada a identificar árvores de grande porte que foram depois inventariadas.
A maior árvore do concelho é um Tulipeiro-da-Virgínia com seis metros de perímetro à altura do tronco e 1,92 metros de diâmetro. Tem 15,3 metros de altura e está em Nevogilde, junto à Capela da Nª Srª da Ajuda. A idade estimada é superior a 100 anos e é, segundo os responsáveis do projecto, “”possivelmente o quarto maior tulipeiro-da-virgínia de Portugal”.