Para o PSD Lousada, a nova Praça do Românico, que vai nascer junto ao Centro de Interpretação da Rota do Românico, com equipamentos culturais e recreativos, uma central de autocarros, lojas e habitações faz sentido, mas é preciso que haja discussão pública.
“Na última reunião do executivo camarário, os vereadores do PSD manifestaram-se favoráveis à requalificação urbanística daquele espaço, situado no coração da vila de Lousada, tendo aprovado a submissão do Plano de Pormenor à discussão pública. No entanto, sob proposta do vereador do PSD Leonel Vieira foi também aprovada a alteração do prazo para a discussão pública, que passou dos dez dias, propostos pelo Presidente da Câmara, para trinta dias”, informa nota de imprensa do partido.
“Os dez dias propostos eram manifestamente insuficientes para qualquer cidadão poder, com rigor, analisar e pronunciar-se sobre o Plano de Pormenor”, acredita o vereador, que apela à discussão pública em torno do projecto. O próprio PSD promete deixar propostas.
Leonel Vieira deixa quatro perguntas: “Quantos pisos devem ter os edifícios a construir? Qual a distância mínima entre o Centro de Interpretação da Rota do Românico e os edifícios a construir? Onde deve ficar localizado o Interface Multimodal (Central de Autocarros)? E a rua em frente ao Centro de Interpretação da Rota do Românico deve ou não ser encerrada ao trânsito?”.