Todos os dias, praticamente desde que a pandemia COVID-19 afectou o concelho e a escola foi suspensa, são transmitidas aulas com propostas de exercício para os alunos do primeiro ciclo de Lousada. Os promotores são os professores de Actividade Física e Desportiva das Actividades de Enriquecimento Curricular. A iniciativa é da Câmara Municipal.
De segunda a sexta-feira são colocados vídeos, um por dia, no YouTube, havendo ainda desafios lançados para executar, em família, no fim-de-semana. A proposta é que se faça exercício com coisas simples que se podem encontrar em casa, desde vassouras a pacotes de alimentos.
“Tendo os alunos em casa sentimos a necessidade de, por um lado, ajudar os pais a ocupá-los e, por outro, continuarmos a desenvolver um conjunto de competências ligadas à motricidade, flexibilidade, etc., que podem ser feitas em casa com o material ai existente e que contrariassem algum sedentarismo a que estes tempos convidam”, explica António Augusto Silva, vereador do Desporto, salientando que, apesar de se destinarem aos mais novos, as aulas podem ser adoptadas por todos.
“O feedback que nos tem chegado é muito positivo, muitos alunos têm feitos as aulas e enviado vídeos dessa prática”, refere, garantindo que estas aulas vão continuar até a pandemia passar.
Para manter as pessoas activas, quando se pede a todos que fiquem recolhidos em casa, estão também a ser produzidos vídeos para os utentes das Piscinas Municipais e para os do Programa Diabetes em Movimento, adianta o autarca. “Estamos ainda a estudar a possibilidade de fazer acções de formação online creditadas para treinadores e outros agentes desportivos”, acrescenta.
Correr na garagem com vassouras e esfregonas
O vídeo de hoje é sobre atletismo e corrida de resistência. Sónia Ribeiro fez na garagem um circuito com vassouras, esfregonas e pás e propõe a quem a vê que faça o mesmo, na garagem ou num espaço exterior disponível. Primeiro o aquecimento. Depois a demonstração. No final os alongamentos.
Este foi o 11.º vídeo lançado. Diariamente, ela ou um dos cinco colegas docentes está responsável por fazer um, de uma diferente unidade didáctica. “Eu já falei de corrida de velocidade, de resistência e de salto em comprimento”, dá como exemplo.
“Não consigo atingir os meus alunos todos mas estamos a chegar a muitos. Sabemos isso pelas visualizações e resposta aos desafios que lançamos, no final de cada semana”, garante Sónia Ribeiro.
“O desporto faz bem ao corpo e à mente e os pais alinham com os filhos e também fazem. É uma forma de manter a actividade dentro de casa. Ter uma criança em casa é difícil. É imperativo mantê-la fisicamente activa e mentalmente ocupada”, sustenta a professora.
Todos os vídeos podem ser consultados aqui.