A água da torneira dos concelhos da região tem qualidade e é de confiança. Os dados de 2019, os mais recentes reportados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) no relatório anual sobre Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano, mostram que em Lousada e Penafiel a água é 100% segura. Em Penafiel esse indicador mantém-se inalterado nos últimos quatro anos. Estes dois concelhos ficaram entre os 37 do país que alcançaram os 100% de qualidade, nove deles na região Norte.
Já em Paços de Ferreira, Paredes e Valongo a qualidade fica acima dos 99% e ultrapassa a média nacional. Segundo o documento, a média de Portugal continental para o indicador água segura é igual em 2019 foi de 98,66%, sendo que “204 em 278 concelhos (73% do total) apresentam um bom desempenho, ou seja, uma percentagem de água segura igual ou superior a 99% (209 concelhos cumpriram este critério em 2018)”.
No Tâmega e Sousa apenas Felgueiras atinge também a marca dos 100% de qualidade.
Face aos resultados do ano anterior, 134 concelhos conseguiram melhorar o seu desempenho, onde se incluem Lousada e Paredes.
“A maioria dos concelhos apresenta uma percentagem de água segura igual ou superior à meta de 99% (objectivo de excelência), o que reforça o facto de Portugal apresentar excelentes níveis de qualidade da água na torneira do consumidor”, conclui o relatório.
O documento não menciona os dados das cooperativas existentes no sul do concelho de Paredes.