O município de Lousada esteve representado no Xantar – 19.º Salão Internacional de Gastronomia e Vinhos, que decorreu em Ourense, Espanha e contou com a presença de vários actores ligados à gastronomia e turismo do concelho.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, justificou a presença do município neste certame internacional com a necessidade de promover a oferta turística, bem como proporcionar aos agentes económicos a possibilidade de divulgarem os seus produtos e afirmar o território.
“É importante que o concelho esteja representado neste evento que se assume como uma referência na área da gastronomia. E, como se sabe, Lousada atribui grande importância ao Turismo. O Norte tem sido apontado como um destino de eleição e, para tal contribui o Turismo do Porto e Norte de Portugal na dinamização da região”, revelou.
Além do Festival Internacional das Camélias, o município aproveitou a deslocação a Ourense para divulgar as iniciativas “Fim-de-Semana Gastronómico”, que decorre em Fevereiro e a super especial do Rally de Portugal, agendada para o dia 17 de Maio.
O concelho aproveitou, também, para dar a conhecer os produtos locais, como bolachas e compotas, da Casa de Juste, vinhos e queijos da Quinta da Tapada, e vinhos da Adega Cooperativa de Lousada e também da Quinta de Lourosa.
Lousada promoveu, também, no XANTAR-Galiza 2018 um showcooking com dois dos pratos, cozido à portuguesa e arroz de forno, e o leite-creme queimado, que vão estar em destaque no Fim-de-Semana Gastronómico, que se realiza nos dias 23 e 25.
Destaque, ainda, para a presença dos Cavaquinhos da Universidade Sénior do Autodidáctica de Lousada – Usalou que, com o seu reportório, animaram quem se deslocou ao stand de Lousada e o 19.º Salão Internacional de Turismo Gastronómico.