O Mercado Histórico, de Lousada, regressa à Avenida dos Aflitos, de 2 a 4 de junho, e propõe uma viagem no tempo que recua até ao século XVIII, onde não vão faltar os mercadores, produtores e artesãos. Os visitantes vão ainda ter oportunidade de “saborear os deliciosos petiscos da época, nas várias tabernas”.
A autarquia propõe a todos aqueles que se desloquem ao espaço que assistam, não só ao trabalho ao vivo dos ofícios antigos e que passam pelas “artes da olaria, da falcoaria, do ferreiro e muitos outros”, mas podem ainda “observar os animais numa pequena quinta, montada junto ao pelourinho”.
Dirigido aos mais novos, o espaço vai ter carrosséis artesanais e muitos jogos antigos.
Este ano, o tema do certame é a deslocação da sede do concelho de Pias para Silvares, concretamente do lugar da Oitava para o Torrão, povoação que deu origem à vila de Lousada.
Na sexta-feira, dia 2, vão realizar-se visitas guiadas ao Mercado, para os alunos e professores de todos os Agrupamentos de Escolas e do Colégio S. José de Bairros.
Até às 18h00 estão previstas receções teatralizadas, animações de músicos e animadores circenses. Já à noite, pelas 20h30, tem início o Grande Cortejo das Escolas, seguindo-se o espetáculo “Mudanças no Concelho – coscuvilheirices à volta do adro”.
No sábado está prometida animação com artes circenses, música, dança e teatro, mas também carroceis da época, jogos tradicionais, demonstrações e pequenos workshops de artesãos de vários ofícios e a falcoaria. Pelas 21h45 é apresentado o espetáculo “Festejando a Câmara no Torrão”.
Dia 3, a programação mantém-se semelhante, e às 21h45 vai ser apresentada uma peça de teatro musical.
O encerramento do Mercado Histórico tem lugar pelas 23h30 com Fogo Teatral e Musical, tal como nas noites anteriores.
O Mercado Histórico vai funcionar na sexta-feira, dia 2, das 10h00 às 24h00 e, no sábado e domingo, entre as 12h00 e as 24h00.