O Parque de Lazer Domingos Ferreira, em Meinedo (Lousada), vai receber no dia 17 de Agosto a segunda edição do Festival do Bazulaque.
Este evento é organizado pela Confraria do Bazulaque de Magneto, que tem como objectivo “divulgar, valorizar e defender a cultura e a tradição gastronómica da freguesia de Meinedo, nomeadamente o bazulaque”, explica Paulo Mendes, confrade. Foi criada há dois anos, tem actualmente 41 confrades e será a responsável pela confecção de todos os alimentos e por toda a preparação do evento.
A organização espera mais visitantes do que no ano passado, rondando as cerca de 150 pessoas, que poderão degustar esta iguaria, acompanhando com vinho verde e espumante da região, ou então, uma tábua composta por salpicão, presunto, queijo e broa.
O festival tem início pelas 14h00 e vai contar com jogos tradicionais, como o jogo do prego e a malha ao galo.
O bazulaque é feito de miúdos de anho, galinha, presunto e salpicão e os respectivos temperos. “Antigamente, serviam esta iguaria nos casamentos, mas começou a cair em desuso. Agora, nas festas em honra de Santo Tirso, que é no penúltimo fim-de-semana de Agosto, é que se costuma comer o bazulaque porque toda a gente mata o anho para o domingo e, então, aproveitam-se os miúdos”, conta Paulo Mendes, referindo que existem poucos estabelecimentos que confeccionam este prato na véspera destas festas, o que foi um dos motivos para a criação da confraria.