Foto: DR

A Mata de Vilar vai abrir ao público, com visitas e actividades pedagógicas para diversos públicos-alvo, sempre por marcação. Já foi definido um programa educativo que abrange o público escolar, o sénior, o com necessidades especiais, o público geral/famílias, grupos de visitantes e ainda actividades regulares.

“A experiência recolhida no âmbito das actividades de educação ambiental realizadas pelo Município de Lousada, ao longo dos últimos anos, bem como uma profusa revisão bibliográfica, permitiram a construção de um Programa Educativo que visa a transversalidade entre faixas etárias e grupos sociais”, lê-se no documento já divulgado pela autarquia. “Este Programa permitirá um importante contacto e (re)conexão com a natureza, bem como a dinamização de actividades que valorizem e promovam este espaço florestal de excelência na região. Está prevista a integração de sessões com especialistas de diferentes áreas relacionadas não só com ambiente, ciência e biologia, mas também de outros saberes e práticas, do artesanato local à literatura, artes performativas, entre outras valências”, acrescenta a mesma fonte.

Para o público escolar, desde o pré-escolar ao ensino secundário, haverá actividades para diferentes áreas curriculares e conteúdos programáticos, “aos quais os espaços da Mata de Vilar servirão como recurso pedagógico”. Estarão ainda disponíveis actividades “especialmente dirigidas à comunidade sénior, integrando áreas relacionadas com o lazer, a cultura e a actividade física”, tendo como meta “a promoção de um envelhecimento activo e saudável, não só individual, mas colectivo, combatendo o isolamento e a solidão, em simultâneo com o contacto com a natureza e todos os benefícios que apresentam para a saúde deste grupo etário”.

Foto: DR

Para os públicos com necessidades especiais haverá acções adaptadas “tendo como objectivo o desenvolvimento de autonomia física, a promoção de atitudes relacionais mais estreitas e a integração na comunidade, em simultâneo com a capacidade de concretização e desenvolvimento físico e intelectual”. A Câmara espera que “estas actividades passem a integrar a oferta municipal destinada a Associações, Instituições Públicas de Solidariedade Social (IPSS) que pretendam oferecer aos seus beneficiários um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas, sensoriais e estimulantes, que combinem o contacto com a natureza, essencial para o bem-estar e a estabilidade emocional, contrariando o fenómeno da institucionalização”.

Estarão também disponíveis oficinas/actividades que visam a promoção da ligação afectiva entre as crianças e as suas famílias, e com a natureza, através de actividades experimentais, de expressão plástica, observação de fauna e flora, sessões com diversos especialistas de várias áreas relacionadas com ciência, ambiente, história, gastronomia, entre outros. Haverá ainda acções para  grupos de visitantes, no sentido que “promover o património natural do município, em particular da Mata de Vilar, uma floresta de alto valor de conservação, única na região”.

A par disso, decorrerão actividades regulares, como oficinas, comunicações e espectáculos construídos para integrar a oferta lúdica do Município, com o objectivo de fidelizar o público a mais um equipamento de educação ambiental, a cargo do município.

Recorde-se que a Mata de Vilar, situada em plena Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, “ é a maior mancha de floresta nativa do concelho de Lousada”, com uma área superior a 14 hectares, estando classificada como Floresta de Alto Valor de Conservação.

Foto: DR

A Mata foi alvo de “várias obras de melhoramento e de promoção da acessibilidade (algumas ainda em curso)”, estando agora dotada de um Centro de Interpretação de suporte ao Programa Educativo e de Animação Ambiental, de trilhos florestais, um banco de sementes e viveiros pedagógicos. Segundo a Câmara, “os espaços naturais a visitar incluem o Vale das Faias, o Núcleo de Medronheiros, áreas de carvalhal nativo e diversos charcos para a vida selvagem, incluindo a antiga pedreira, reconvertida para funções ecológicas”. A lista de fauna inclui mais de 70 espécies e, ao nível de flora, estão catalogadas 112 espécies.

A Mata está agora disponível para visitas e actividades pedagógicas, desde que previamente agendadas através do email matadevilar@nullcm-lousada.pt.